Introdução DST planejamento familiar
O planejamento familiar envolve também todos os aspectos em relação à saúde da mulher, do homem e dos filhos durante o ato de constituir a família compreendendo a escolha dos melhores métodos anticoncepcionais, o espaçamento de nascimento dos filhos e as condições sócio-econômicas em que esses filhos devem crescer.
Segundo a organização mundial da saúde existem no mundo 120 milhões de mulheres que desejam evitar a gravidez e ainda não tem acesso aos métodos contraceptivos, nem elas nem os seus parceiros. Isso ocorre por muitas razões seja a falta de disponibilidade de recursos, a desconfiança ou desaprovação dos parceiros, até o medo de efeitos colaterais ou o simples desconhecimento sobre o assunto.
Vários milhões de pessoas ao redor do mundo estão tentando evitar a gravidez sem sucesso, por várias razões. Falta de instrução sobre o método mais adequado ao seu caso e orientação de como utilizá-lo, ou simples deficiência financeira na obtenção dos insumos.
Além disso a tarefa de planejamento familiar exige um esforço constante das autoridades haja vista que todo ano 60 milhões de jovens entram em faze reprodutiva. Para atender essa população é necessário um programa constante de apoio material e intelectual e emocional por parte das autoridades.
Ao redor do mundo existem desafios grandes na área de saúde haja vista a condição de alto desenvolvimento de muitas nações, mas as questões de planejamento familiar ganham premente importância porque elas afetam as vidas de muitas pessoas, pais, mães, filhos e a comunidade em torno da família podem ser prejudicadas por uma decisão errada nesse setor.
Praticamente todas as pessoas podem usar com segurança a maioria dos métodos-anticoncepcionais disponíveis, sendo