filosofia
3 ° T R I M E S T R E / 2 0 1 4
PROFESSOR DATA PERÍODO
Edgar Casado __/10/2014 Manhã
TIPO DICIPLINA NOTA
OIA Filosofia
EMEFM ARQUITETO OSCAR NIEMEYER
Atividade Filosofia
GRUPO 01
Filosofia Antiga – II
O Período Clássico – Sócrates de Atenas left5715 Embora não vendesse seus ensinamentos, o estilo de vida de Sócrates assemelhava-se, exteriormente, ao dos sofistas. Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com os jovens, sempre dando demonstrações de que era preciso unir a vida ao pensamento.
Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia e a maiêutica.
A ironia
Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que consideravam saber. O que é o bem? O que é a justiça? E a coragem? E a piedade? São exemplos de algumas perguntas feitas por ele.
No decorrer do diálogo, atacava de modo implacável as respostas de seus interlocutores. Com habilidade de raciocínio, procurava evidenciar as contradições afirmadas, os novos problemas que surgiam a cada resposta. Seu objetivo inicial era demolir, nos discípulos, o orgulho, a arrogância e a presunção do saber. A primeira virtude do sábio é adquirir consciência da própria ignorância. "Sei que nada sei", dizia Sócrates. Afunção da ironia socrática tinha um caráter purificador na medida em que levava os discípulos a confessarem suas próprias contradições e ignorâncias, onde antes só julgavam possuir certezas e clarividências.
Nesta fase do diálogo, a intenção fundamental de Sócrates não era propriamente destruir o conteúdo das respostas dadas pelos interlecutores, mas fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, das consequências que poderiam ser tiradas de suas reflexões, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos.
A maiêutica
Liberto do orgulho e da pretensão de que tudo