Controle Interno
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser brigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas.
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."
As demonstrações contábeis e financeiras são os instrumentos mais importantes para a tomada de decisões de uma organização, bem como para a informação da “saúde” destas,e também para a avaliação de pretensos investidores e dos investidores em si,quando se tratar de companhia aberta.
É através das demonstrações contábeis e financeiras, que uma organização se habilita junto a uma instituição bancária com o propósito de auferir financiamentos, quaisquer sejam as modalidades solicitadas, haja vista ser a mesma o instrumento de medição da capacidade de contrair e posteriormente de pagamento da organização pleiteante.
É o instrumento que os fornecedores utilizam para o estabelecimento de créditos e verificação da capacidade de pagamento.
O trabalho contabilístico é um ciclo analítico e sistemático que começa com a recolha e processamento de dados das transacções e termina com a preparação das demonstrações financeiras.
As demonstrações financeiras retratam a posição financeira da entidade numa certa data bem como o seu desempenho económico-financeiro num certo período.
As Demonstrações Financeiras fornecem informações que auxiliam os stakeholders da empresa tomarem decisões económicas e financeiras.
Compreensibilidade - As DFs deve ser compreensíveis aos usuários. Relevância – As DFs devem fornecer