Controle interno
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA AS EMPRESAS COMERCIAIS
Artigo elaborado para fins de avaliação final do Curso de Ciências Contábeis apresentado à Sociedade de Educação e Cultura de Goiás S/C LTDA – Faculdade Araguaia, sob orientação da Prof.º Deusdete Cardoso Belém.
FACULDADE ARAGUAIA GOIÂNIA/2010
WALQUIRENE MARTINS CRUVINEL
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTENO PARA AS EMPRESAS COMERCIAIS
FACULDADE ARAGUAIA GOIÂNIA/2010
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA AS EMPRESAS COMERCIAIS
Walquirene Martins Cruvinel[1] Resumo O estudo em questão tem o propósito de demonstrar a importância do controle interno para a empresa comercial, visando à necessidade que toda empresa tem de implantar um sistema controle interno para desempenhar suas funções com segurança e eficiência dentro do mercado. Controle este que necessita de atenção especial da administração, pois vai auxiliá-la ao tomar decisões importantes e assegurar que o patrimônio da empresa seja protegido contra ações internas e externas que possam afetá-lo. O sistema de controle interno pode ser classificado em controles contábeis e administrativos, ambos com o papel de controlar, executar e proteger as operações de modo que contribuam para o crescimento da empresa no mercado e assegurem a proteção dos ativos e a continuidade do fluxo de operações. Sendo o controle de caráter preventivo, detectivo e corretivo objetivando o alcance de metas estabelecidas no planejamento da empresa, visando garantir permanência no mercado.
Palavras-chave: Controle interno. Organização. Informações. Eficiência.
1. Introdução
Toda empresa tem a necessidade de implantar um eficiente sistema de controle interno, onde o desempenho deste sistema dentro da empresa vai ser favorável no alcance dos objetivos traçados no planejamento empresarial. Através deste sistema é possível proteger a empresa dos perigos que a ameaçam, procurando obter êxito no controle de suas operações e na