Controle interno
TEMA: Controle interno
TÍTULO: Controle interno
OBJETIVO:
Este trabalho visa demonstrar a importância do controle interno para a gestão das empresas. Sua utilização torna-se indispensável para a segurança da empresa e também para resguardar o administrador na sua tomada de decisões. Com este trabalho procurou-se demonstrar que a utilização de um controle interno eficiente é primordial para a manutenção de uma empresa no mercado atual.
JUSTIFICATIVA:
Supõe-se que o controle interno tende a favorecer o processo de gestão não apenas quanto à prevenção de fraudes.
INTRODUÇÃO:
A elaboração de controles internos serve para evitar o abuso de poder, o erro, a fraude e principalmente, a ineficiência, são fundamentais para que as entidades resguardem os seus ativos, assegurem a fidelidade e integridade dos registros, demonstrações, informações e relatórios contábeis, conheçam efetivamente a realidade da entidade, estabeleçam e conheçam quais os seus compromissos com a gestão, orientem e estimulem a organização estrutural e funcional, comuniquem as diretrizes administrativas, onde o controle interno serve como facilitador para o trabalho do auditor.
O controle interno aborda a segregação de responsabilidades para se obter um controle interno eficaz, sua abrangência nos níveis estratégico, tático e operacional, assim como a inserção do controle interno em cada um destes níveis.
DESENVOLVIMENTO:
O controle interno vem despertando interesse do mercado de capitais, então essa atenção sinaliza que por trás de bons controles pode existir indício de valor para o acionista e investidores.
Entende-se por controles internos todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permita prever, observar, ou governar os acontecimentos que são diagnosticados dentro da instituição, particularmente aqueles que possam ser