Os negócios no brasil
Henrique Santos henriquehsantos@gmail.com Educador de Infância EB1+JI de S. Miguel – Enxara do Bispo
Lisboa, Fevereiro de 2010
Resumo Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre o papel das tecnologias na Escola de hoje, designadamente no nível da educação pré-escolar. Torna-se pertinente a reflexão sobre a importância da utilização educativa das tecnologias da informação e da comunicação na construção de ambientes capazes de ajudar a formar seres humanos com capacidade, competência e vontade de aprender, a partir do jardim de infância Nesta comunicação importa reflectir o espaço de aprendizagem numa perspectiva holística e integrada e também o papel do docente, enquanto pessoa e profissional, que assume especial relevo, considerando-se, para o efeito, a sua prática, reflectida e avaliada numa perspectiva de desenvolvimento pessoal, cultural e social e da sua relação com a Escola. Por último, analisam-se algumas práticas, observadas em contexto, propondo-se alguns eixos de análise para reflexão.
Palavras-chave Educação de Infância, Competências, Habilidades Sociais, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Gestão do Currículo, Formação.
2
Introdução De acordo com inúmeras perspectivas, evidenciadas ao longo dos últimos anos, é na transição para o jardim de infância que a criança começa a moldar as competências e habilidades sociais, inserindo-se ou não em grupos de pares, desenvolvendo toda uma gama de comportamentos que a levarão a níveis de desenvolvimento superiores. É nesse espaço feito de comunicações interpessoais que se vivenciam as primeiras transições, os primeiros conflitos e os primeiros confrontos com uma realidade não tão protegida quanto a familiar. A Educação de Infância tem vindo a ser progressivamente considerada a etapa inicial de educação básica. As razões que têm levado os países a actuar na base desse pressuposto