sistema de cotas
O que são?
Também chamada de ação afirmativa, é uma forma de reservar vagas para determinados grupos. O sistema de cotas foi criado para dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública em universidades, concursos e mercado de trabalho. A política de cotas nas universidades é o melhor exemplo desse sistema no Brasil. As medidas de cotas raciais e sociais implantadas pelo governo ajudam no acesso de certos grupos na concorrência com o resto da população. É um caminho visto por alguns como a redução da exclusão e visto por outros como uma segunda forma que discriminação.
Cotas pra quê?
Há muitos anos que a sociedade sofre com a descriminação, isso vem de muitas gerações passadas, onde várias dessas ideologias eram mais fortes e bastante presentes. Preconceitos com a cor, classe social, religião, estilo, opção sexual, entre outros, isso pode parecer besteira para alguns que aceitam perfeitamente outras pessoas como elas são, mas para outros isso é algo levado a sério.
Na época da escravidão os negros eram usados como mercadorias, trabalham de formas desumanas e eram vendidos ou trocados, como algo material. Ao decorrer do tempo, isso acabou, e começaram então a ter direitos iguais perante a lei e a sociedade.
Para tentar amenizar tudo que os negros já passaram, algumas pessoas são a favor dascotas raciais, uma forma de seleção específica somente para pessoas da cor negra por exemplo, isso já é utilizado em vestibulares, e existem pretensões de que isso seja utilizado também em concursos públicos.
Motivos Contra
Cotas raciais dividem a sociedade de forma negativa, dando privilégios a pessoas, apenas porque são negras.
Os negros lutam a muitos anos pela igualdade social, perante a sociedade e a lei, e as cotas são o contrário disso.
Há falhas na forma de avaliação de como saber quem tem direito a cota, quais são os critérios, através do sangue? de algum exame? ou apenas pela avaliação de outras pessoas?
As