Sistema de aquisição sensorial
Trabalho realizado por:
Hugo Costa, Nrº 17115
Este relatório tem como propósito descrever o funcionamento do circuito, esclarecendo as suas funcionalidades bem como as opções tomadas para que as acções que o compõe funcionem de acordo com os objectivos do trabalho.
De seguida explicita-se todo o funcionamento do circuito por “blocos” :
Timers
Visto que a acção que necessitava de ocorrer com maior frequência, ocorre a cada 4 Hz, optou-se por configurar o timer para que, no conjunto interrupções e respectivo contador (que é inicializado a 0), se conseguisse implementar um outro contador que fosse incrementado em 1 unidade a cada 0,25 Seg.(4hz). Ora para isto se suceder, configurou-se o timer2, tal que, através da equação: [pic] Com a Fosc=4 MHz, Prescaler=16 e Postscaler=1, se optasse por, para ocorrer uma interrupção à qual pudesse ser integrada um contador, PR2=124, de modo a conseguir a precisão dos 0,25seg aquando do contador=125. Assim sempre que este contador chega a este valor é incrementado um outro contador, contador este que representa o organizador temporal das acções. Como a acção com menor frequência ocorre a 1 Hz (4x 0,25seg) sempre que o contador chegar a 5 é lhe dado o valor de 0, de modo a que recomece a contagem. Uma vez que só existe mais uma acção, que é realizada com a frequência de 2Hz (2x0,25seg), o método adoptado torna-se bastante eficaz e simples, uma vez que existem uma relação inteira entre os tempos pedidos para os ciclos de ocorrência de cada acção.
Leitura de variáveis
A leitura das variáveis é feita por intermédio de sensores. Dos três sensores existentes, dois resultam de uma conversão Analogico-Digital e um terceiro de uma comunicação de interface SPI. Respectivamente, o sensor de Luminosidade, o de humidade e,