Dificuldade de aprendizado
Neste artigo serão abordadas as Dificuldades de Aprendizagem (DA) gerais e específicas da leitura, fazendo uma revisão teórica do tema, que tem como objectivo a sistematização dos tipos de problemas que podem surgir, prejudicando o perfeito desenvolvimento desta competência.
No entanto, antes de iniciarmos o tema propriamente dito, pensamos ser importante abordar algumas ideias prévias fundamentais, para uma visão integrada e alargada das dificuldades de aprendizagem na leitura.
Deste modo, as dificuldades de aprendizagem na leitura deverão ser enquadradas no amplo tema que são as DA.
Quando reflectimos acerca do termo dificuldades, sugere-nos que se tratam de
“obstáculos, barreiras ou impedimentos, com que alguém se depara ao tentar realizar algo que deseja executar” (Rebelo, 1993:70).
Os estudos desenvolvidos sobre DA no âmbito das Ciências da Educação, da
Psicologia, da Psicolinguística e da Medicina têm contribuído, não só para o esclarecimento de algumas questões como também para o avanço de novas abordagens. Neste sentido, as Ciências de Educação introduziram inovações nas práticas, quanto às condições de avaliação, à adaptação de currículos tanto para alunos sem dificuldades como com dificuldades. A Psicologia deu o seu contributo no sentido de aprofundar os conhecimentos na área do desenvolvimento da criança e das teorias da aprendizagem. Por outro lado, os estudos da
Psicolinguística vieram trazer noções mais concretas acerca do desenvolvimento da linguagem, seus distúrbios e perturbações e meios de avaliação. Por último, a Medicina, apresentou estudos comparativos relativamente ao funcionamento cerebral, entre crianças com DA e crianças sem DA (Rebelo, 1993).
As DA situam-se no grupo considerado como necessitado de condições especiais de educação – NEE. Estas necessidades referem-se a problemas ou distúrbios que afectam a aprendizagem do indivíduo, ao ponto de serem