Juno - análise de roteiro e de personagem
Nome do filme:
Original: Juno
Traduzido: Juno
Ano da produção: 2007
Categoria: drama, porém com abordagem diferenciada e bem humorada, visando atingir de forma mais eficaz o público a que se destina (jovens).
Storyline: adolescente engravida aos 16 anos e vive um drama em busca de uma família para adotar seu bebê.
Análise de segmento de público:
Público alvo: jovens. Mostra um drama vivido por muitos adolescentes na atualidade, utilizando-se de uma linguagem comum a estes.
Nível de complexidade do enredo: baixa complexidade. A seqüência de acontecimentos segue ordem cronológica.
Análise do desfecho: previsível e feliz. Os jovens ficam juntos e continuam suas vidas como um casal “normal” de adolescentes, e Juno encontra uma mãe para seu bebê.
Críticas morais, sociais ou mensagens subliminares ou subentendidas: o filme abrange temáticas como sexualidade e gravidez na adolescência, aborto e adoção de crianças. A sexualidade é tratada pelos jovens como se fosse uma brincadeira, porém a irresponsabilidade (falta de proteção) tem como conseqüência a gravidez indesejada. Vendo-se nessa situação, a garota pensa no aborto como solução, porém acaba optando pela adoção, escolha essa que possibilita ao bebê ter uma vida melhor e que uma mulher que não pode ter filhos seja mãe.
Análise conceitual:
Espaço: urbano. Juno, Bleeker e suas famílias moram em bairro de classe média, enquanto o casal que pretende adotar o bebê reside na região nobre. Os principais ambientes nos quais a trama se desenvolve são as residências dos personagens, o colégio e as ruas das proximidades.
Época: atual. É identificada por meio das vestimentas, da cultura, da linguagem, da tecnologia.
Personagens – protagonista: Juno é castanha clara, estatura média baixa, 16 anos, sarcástica, diferente das demais garotas de sua idade. Sustenta suas decisões e, ao mesmo tempo que deseja preservar a vida da criança, não quer desperdiçar a sua