ESTUDO INDEPENDENTE LINGUAGEM PPB
ESTUDO INDEPENDENTE – PROCESSOS PSICOLOGICOS BÁSICOS
ALUNO : DEVID DOS SANTOS OLIVEIRA - 141012137
PROFESSORA : MÁRCIA MEDEIROS
Estabeleça as diferenças sobre a teoria da aquisição de linguagem segundo a abordagem behaviorista e a abordagem sócio histórica.
A comunicação é de extrema importância no ser humano, as formas de comunicação são cada vez mais variantes em variadas características, porem a mais utilizada por todos os indivíduos é a fala e a mesma só pode ser acessível se a linguagem estiver presente. A linguagem assim se torna muito importante para a vida do ser humano, como um componente universal variado apenas as línguas, idiomas, sotaques e vícios de linguagem.
Os primeiros estudos sobre a aquisição da linguagem estavam baseados em uma visão teórica behaviorista (Skinner), que assumia que a aprendizagem de uma língua se dava pela exposição ao meio e em decorrência da imitação e do reforço. O ponto de vista teórico behaviorista defendia que o ser humano aprende por condicionamento, assim como qualquer outro animal.
Sistemas abstratos foram deduzidos, principalmente, através das experiências das crianças na comunidade linguística, as diferenças entre a gramática da criança e a do adulto são compreensíveis. Todos nós sabemos que é muito mais fácil aprender uma segunda língua na infância. A maioria dos adultos nunca chega a dominar uma língua estrangeira, sobretudo sua fonologia, o que gera o inevitável sotaque. Resumindo, a aquisição de linguagem é certa até os seis anos, fica comprometida depois dessa idade até a puberdade e é rara depois disso. Uma explicação plausível seriam as alterações maturativas que ocorrem no cérebro, tais como o declínio da atividade metabólica e do número de neurônios durante o início da vida escolar e a estagnação no nível mais baixo da atividade metabólica por volta da puberdade. O cenário do estudo da linguagem infantil viu-se enriquecido pelos estudos levados a termo por Piaget que, baseado