Desenvolvimento e Aprendizagem motora
MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
Capítulo 5: Instrução e feedback aumentado
Conceito 5.1:
O método mais eficiente para fornecer instruções que ajudem a pessoa a aprender uma habilidade motora depende da habilidade e da meta instrucional
Aplicação
Umas das formas mais comum de transmitir informações sobre as habilidades seria através da demonstração, o professor demonstra a habilidade por acredita que o aluno poderá receber uma quantidade maior de informação em menos tempo. É necessário a analise deste método, a fim de estabelecer se a demonstração seria mais ou menos eficiente.
Demonstração
Podemos citar dois motivos que justificariam o interesse na pesquisa acerca da demonstração na aprendizagem de habilidades:
O primeiro, seria o crescimento geral que a visão, na aprendizagem de habilidades, é através da observação visual em que o aprendiz pode se envolver com mais ênfase a aprendizagem da habilidade.
O segundo, é o fato da pouca informação em relação ao assunto, despertando uma interesse no conhecimento de um método instrucional, não tão comum.
Desde já podemos citar a pesquisa de McCulang, Weiss e Ross (1989), onde concluíram que a demonstração poderia ser mais eficiente em algumas situações, mais do que em outras.
O que o observador percebe da demonstração: É através da percepção da informação da informação a demonstração se torna um exemplo de atenção não consciente numa situação de aprendizagem de habilidades. Segundo alguns pesquisadores, o observador percebe e utiliza aspectos invariantes do padrão do movimento coordenado a fim de desenvolver seu próprio padrão de movimento para o desempenho da habilidade. Existem dois tipos de evidencias experimentais:
O primeiro é resultado da pesquisa sobre percepção visual do movimento
O segundo mostrando um efeito da aprendizagem de uma habilidade complexa.
A pesquisa sobre a percepção do movimento é