Proposta de projeto de pesquisa
A gestão de competência nas organizações
Objetivo geral
Discutir a importância da Gestão de competências nas organizações
Objetivo específico
Caracterizar a Gestão de competências na empresa Caixa Econômica Federal e analisar qual é a sua influencia no desenvolvimento da organização e de seus empregados.
Justificativa
O tema de competências vem ganhando cada vez mais relevância para a gestão de pessoas devido às transformações no mundo do trabalho, que apontam para a necessidade de novos modelos de gestão baseados nas competências. O alinhamento da gestão de Recursos Humanos com as estratégias organizacionais é fundamental para que as empresas tenham vantagem competitiva, pois “no mercado globalizado e intensamente competitivo de hoje, manter uma vantagem competitiva significa ter uma força de trabalho altamente comprometida e competente.” (DESSLER: 2003). Por isso, é importante que a gestão das competências nas organizações seja implementada de forma a transformar positivamente os resultados de uma organização.
Existem várias teorias e entendimentos sobre o tema, e as práticas em gestão de competências variam de acordo com as particularidades de cada organização, já que tanto as competências essenciais que uma organização tem que ter quanto às competências pessoais mudam de acordo com cada indivíduo e com cada organização. Diante da importância desse tema para a gestão de recursos humanos e para as organizações, o presente projeto de pesquisa pretende analisar a prática da gestão de competências nas organizações, através do estudo de caso da empresa Caixa Econômica Federal, e quais os resultados podem ser decorrentes dessa prática tanto para o desenvolvimento da organização quanto para seus empregados (auto-desenvolvimento).
Problema
Como a empresa Caixa Econômica Federal tem definido suas políticas e práticas de Recursos Humanos, em gestão de competências e qual o resultado dessas políticas e práticas para a empresa e para o