Sintese de acetanilidas
INTRODUÇÃO
A acetanilida é um sólido cristalino branco que se apresenta na forma de flocos. É solúvel em água quente, álcool, éter, clorofórmio, acetona, glicerol e benzeno. Possui ponto de fusão na faixa de 113º-115ºC e de ebulição na faixa de 304º-305ºC. Sua fórmula química é C8H9NO.
Possui propriedades analgésicas e antipiréticas, e é usada pela indústria farmacêutica como um importante intermediário sintético para obtenção de corantes e fármacos como, por exemplo, a sulfonilamida.
A acetanilida é uma substância parente do Paracetamol. É uma droga utilizada para combater a dor de cabeça. Esta substância tem ação analgésica suave (alivia a dor) e antipirética (reduz a febre).
A acetanilida, uma amida secundária, pode ser sintetizada através de uma reação de acetilação da anilina.
A purificação de compostos cristalinos impuros é geralmente feita por recristalização, baseada na diferença de solubilidade de um dado solvente ou mistura de solventes
.De maneira simplificada, o processo de recristalização consiste em:
Dissolução da substância impura a uma temperatura próxima do ponto de ebulição do solvente previamente selecionado;Filtração da solução quente por gravidade de modo a eliminar qualquer impureza insolúvel. Esta operação deve ser efetuada rapidamente, a fim de evitar a cristalização da substância no filtro ou no funil ; Recristalização por resfriamento gradual do filtrado. O resfriamento rápido resulta na formação de cristais muito pequenos que tendem a ocluir impurezas com facilidade;Separação dos cristais formados por filtração a vácuo, drenando bem as águas-mães de cristalização por sucção.
OBJETIVO
Sintetizar a acetanilida, e realizar purificação e recristalização.
MATERIAIS E MÉTODOS
Béquer
1,1 de acetato de sódio anidro
4 ml de ácido acético glacial
3,5 ml de anilina
5 ml de anidrido acético água destilada banho de