Sintes
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO
[Co(NH3)5Cl].Cl2
Equipe: Aline Clicie, Aline Fernanda, Giselle Sabino, Luiza Duarte.
Turma: X2
Professora: Maria de Fátima
Introdução
Compostos de coordenação estão muito presentes na vida do homem e apresentam características importantes que os tornam imprescindíveis. Dentre elas, encontram-se a pigmentação característica, a solubilidade, a ação catalisadora, a capacidade de purificar um metal e as importantes aplicações em atividades biológicas, como as várias enzimas e outras substâncias indispensáveis à vida da maioria dos animais. Neste relatório, trataremos da síntese do [Co(NH3)5Cl].Cl2, bem como a caracterização de seus componentes.
A preparação dos complexos de pentamina Co(III) é realizado de forma mais conveniente a partir de CoCl2.6H2O, ambos de preço acessíveis e bem estáveis.
O primeiro passo na síntese desses complexos requer uma oxidação para converter o metal (Co) do estado de oxidação +2 para o +3. Essa reação ocorre melhor com o uso de peróxido de hidrogênio (H2O2) concentrado em solução de amônia (NH3). O peróxido de hidrogênio como agente oxidante gera apenas o hidróxido (OH-), como produto reduzido, e a presença de amônia garante que o Co (III) seja imediatamente estabilizado pela formação do complexo.
??? Uma observação a ser feita é que o íon Co (III) não é estável em meios aquosos, uma vez que se torna forte oxidando o hexaaqua complexo.
Equações: H2O2(aq) + 2e- → 2OH-(aq) 2Co²+(aq) → 2Co³+(aq) + 2e- 2Co³+(aq) + 12NH3(aq) → 2[Co(NH3)4)³+(aq) 2Co²+(aq) + H2O2(aq) +12NH3(aq) → 2[Co(NH3)6]³+(aq) + 2OH-(aq)
Um dos seis ligantes no sistema octaédrico é significamente mais instável do que um dos outros cinco,tornando possível a realização de reações de substituição para gerar inúmeros complexos pentamina. Assim:
[Co(NH3)5NH3]3+ L*(excesso) →