Poli meros sinte ticos
Os polímeros sintéticos podem ser classificados em três grupos: polimeros de adição, de condensação e de rearranjo.
POLÍMEROS DE ADIÇÃO :Como o nome diz, são polímeros formados por sucessivas adições de monômeros. As substâncias utilizadas na produção desses polímeros apresentam, obrigatoriamente, pelo menos uma dupla ligação entre carbonos. Durante a polimerização, a ligação e formação novas ligações simples como mostra o esquema:
As reações de adição podem ser iniciadas de diferentes maneiras. A mais comum consiste na utilização de pequenas quantidades de compostos orgânicos que produzem radicais livres do tipo RO•. Esse radical reage com o monômero, produzindo uma nova estrutura.
Essa nova estrutura, por sua vez, liga-se a outra molécula do monômero, produzindo um novo grupo, que se liga a outra molécula do monômero, e assim, sucessivamente, originam-se cadeias forma fotogra longas com uma valência livre.
Eventualmente, duas dessas cadeias se unem, originando o polímero. Dependendo condições de pressão (P), de temperatura(t) e do catalisador,os polímeros podem apresentar cadeia reta ou ramificada, o que determinará propriedades diferentes.
Sao muitos os polímeros de adição presentes no dia a dia. Exemplo: polietileno, propileno.
O polietileno é um dos polímeros mais comuns, de uso diário, devido ao seu baixo custo. Ele é obtido pela reação entre as moléculas do eteno.
Polimeros condutores
Recentemente, os químicos passaram a estudar polimeros que conduzam corrente elétrica sem a adição de substâncias condutoras, como, por exemplo, fibras metálicas ou de carbono. Os polímeros condutores, também conhecidos por "metais sintéticos", possuem propriedades elétricas, magnéticas e ópticas semelhantes às dos metais e dos semicondutores.
O primeiro desses polímeros foi o poliacetileno, esse polímero tem baixa densidade, não enferruja e pode formar lâminas finas. sua capacidade de condução elétrica deve-se à presença de duplas ligações