Co pia de Plano de Contas Contas Analiticas e Sinte ticas
Graduação em Ciências Contábeis
CAMPUS PARAISO
ESTUDO DE CASO - PLANO DE CONTAS
CONTAS ANALÍTICAS X CONTAS SINTÉTICAS
SÃO PAULO
ESTUDO DE CASO - PLANO DE CONTAS
CONTAS ANALÍTICAS X CONTAS SINTÉTICAS
RESUMO
Este estudo de caso procura descrever o que é um Plano de Contas, bem como a diferença entre as Contas Analíticas e as Contas Sintéticas.
O Plano de Contas é o conjunto de contas criadas para atender as necessidades de registros dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a elaboração das demonstrações contábeis e dos principais relatórios para atender a todos os usuários da informação contábil.
As contas analíticas representam os elementos patrimoniais em seu maior grau de detalhamento. Os saldos são obtidos através de lançamentos, ou seja, através dos registros de cada fato administrativo. Exemplo: Conta do Banco X, Aluguel, Pagamento a Fornecedor Y etc.
As contas sintéticas resumem uma série de contas da mesma natureza. São a expressão de um fato maior e aparecem nos balanços. Exemplos: Despesas de Administração, Despesas de Vendas, Despesas Financeiras, Despesas Tributárias, Despesas Eventuais, Bancos, Clientes, Fornecedores etc. Palavra-chave: Plano de Contas. Contas Analíticas. Contas Sintéticas.
LISTA DE QUADROS
Quadro1 Razão Sintético (Geral – Conta Sintética) e Razão Analítico (Auxiliar – Conta Analítica)
Quadro 2 Contas Analíticas: Conta Corrente
Quadro 3 Conta Sintética: Bancos Conta Movimento
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. PLANO DE CONTAS 7
2.1. CONTAS ANALITICAS E CONTAS SINTETICAS 8
2.2. CONTAS ANALITICAS 9
2.3. CONTAS SINTETICAS 10
3. NIVEL DE UMA CONTA 11