sintes do livro alegria de ensinar
1 INTRODUÇÃO 3
2 Educação Inclusiva 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
APÊNDICES 8
1 INTRODUÇÃO “Cerca de 70 alunos de oito escolas ribeirinhas de Belém serão beneficiados com a ação inédita "Inclusão nas Águas". É inclusão no sentido de estimular e desenvolver a aprendizagem de estudantes com deficiência física, auditiva, intelectual ou visual, identificados a partir de uma avaliação com profissionais de diversas áreas de saúde. E inclusão no intuito de disponibilizar saúde, educação e assistência social nas próprias unidades pedagógicas das ilhas da capital, através da capacitação de professores. Para essas comunidades localizadas às margens da cidade, que muitas vezes se sentem esquecidas pelo poder público, as visitas às instituições de ensino é a esperança de um futuro melhor para as crianças e adolescentes da região.” (JORNAL AMAZÔNIA, 2014)
Educação inclusiva é algo que tem sido debate em várias escolas, um tema polemico que se arrasta por um bom tempo. A inclusão social hoje é realidade na cidade de Belém, no estado do Pará, região Amazônica. A Unidade Pedagógica de Combu é umas das primeiras a ser visitada pela equipe multiprofissional do Centro de Referência em Inclusão Educacional – CRIE, vinculado à Secretaria Municipal de Educação – SEMEC.
Esse projeto tem como objetivo ajudar as crianças com deficiência especiais de ensino infantil, onde atuam profissionais na área de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia, professores surdos e cegos e assistentes sociais.
Projeto esse que vem fazendo a diferença na vida da Flávia. A menina sofre de microcefal, uma doença neurológica caracterizada pela incapacidade de o cérebro crescer em velocidade normal. Com o projeto ela já tem se desenvolvido bem, consegue falar, e o pai dela o Sr. Odiley faz planos para ela.