Liberalismo
Qual a origem do Liberalismo?
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke.
Liberalismo econômico-
Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou forças com as ideias definidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
Como o Liberalismo pode ser definido?
O liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do estado na economia e a vida das pessoas.
Princípios básicos do Liberalismo:
Defesa da propriedade privada; liberdade econômica; mínima participação do estado nos assuntos econômicas da nação e igualdade perante a lei.
Os principais liberalistas são:
Adam Smith, Jeremy Bentham, Edmund Burke, Thomas Malthus, Wilhelm Von Humboldt e John Suart Mill.
Quando surgiu o neoliberalismo?
Surgiu na década de 1970. O neoliberalismo é a aplicação dos principais liberais numa realidade econômica pautada pala globalização e por novos paradigmas do capitalismo. O neoliberalismo é como um conjunto de ideias politicas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia.
Características do neoliberalismo (Princípios básicos):
Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; política de privatização de empresas estatais; livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; abertura da economia para a entrada de multinacionais e adoção de medidas contra o protecionismo econômico.
Exemplos de governos que adotaram políticas econômicas neoliberais nos últimos anos:
No Brasil: Fernando Collor de Mello(1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso(1995-2003); No Chile: Eduardo Frei(1994-2000), Ricardo Lagos(2000-2006) e Michelle Bachelet(2006-2010);
Nos Estados