Liberalismo
Liberalismo
E
Captalismo
Componentes: Heitor, Taiana, Gabriel, Fernando, Marcos Pedot
Professor: Cristian
Turma:8C
11/07/2014
Introdução
O liberalismo é apresentado na historia para constituir uma nova sociedade , uma sociedade liberal.
Índice
O liberalismo como surgiu
John Locke
Concepção filosófica
Parte positiva do liberalismo
Como surgiu:
O liberalismo foi criado da junção de vários elementos: a imobilidade da economia medieval, renascentista antropocentrismo, o racionalismo e o utilitarismo, o protestantismo.
Mas os fatores que atuam como centralizador para as realidades e ideologias únicas e divergentes ser concepção individualista e antropológica da liberdade absoluta.
Jonh Locke
John Locke (1632-1704) é considerado como um pai do liberalismo político fundado por Adam Smith. Segundo este o governo não deve interferir na esfera privada da sociedade inclusive na esfera do mercado. Locke influenciou com a sua filosofia na Revolução Gloriosa Inglesa e na revolução norte-americana que proclamou a Independência dos Estados Unidos.
A constituição dos USA tem influência de suas idéias. Influenciaram também filósofos iluministas franceses principalmente Voltaire e Montesquieu. Mas influenciou também Rousseau apesar das grandes diferenças entre eles.
Principais bases
Individualismo.
Moral Autonomista.
A bondade natural do homem
O racionalismo secular
Utopismo ou crença no novo paraíso terrestre .
O contratualismo sociais
O democratismo
Concepção
Liberalismo é o nome dado à doutrina que prega a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do estado na economia e na vida das pessoas. Em outras palavras, o liberalismo defende a ideia de que o Estado deve dar liberdade ao povo, e deve agir apenas se alguém lesar o próximo (conhecido como Princípio do Dano). No mais, em