signos da linguagem
Inicialmente, precisamos definir o que é o gancho na questão da comunicação. É um elemento que utilizamos para atrair o leitor da mensagem que queremos transmitir.
A estratégia de “ganhar” o leitor com o gancho frio, resume-se a utilizarmos a comunicação com reduzidas informações, menos precisas ou rigorosas, bem menos formal, com baixo grau de rigidez e tensão. O veículo frio transporta mensagens descontraídas e mais curtas, exigindo pouco esforço de decodificação, atraindo assim o destinatário.
Tudo depende dos objetivos, suponhamos que o nosso objetivo seja sensibilizar o diretor da empresa e persuadi-lo a aprovar rapidamente um projeto decisivo para o desenvolvimento da nossa área; mas suponhamos também que esse mesmo diretor, com sobra de funções, totalmente atarefado, não esteja nem com tempo e nem mesmo disposição a ler um longo e maçante texto do projeto. Qual a melhor estrategia a seguir? Levando-se em consideração as condições de recepção do destinatário,o melhor seria utilizar alguns ganchos frios. Inicialmente, poderíamos apresentar um esboço do projeto, sem sobrecarga de informações, numa linguagem menos complexa e mais direta, se possível com ilustrações; o entendimento seria rápido e confortável, e o diretor acharia o projeto gostoso e atraente.
Então, o gancho frio é, uma técnica para atrair o leitor. Depois de “agarrado” , digamos assim, poderemos vir com mensagens mais complexas ou quentes, com informações complementares e necessárias, mais rígidas ou precisas.
SEGUNDO GANCHO: A IMAGEM
Uma maneira de evitar a sobrecarga e de facilitar a decodificação é traduzindo as informações verbais ou linguísticas em imagens, gráficos, desenhos ou esquemas visuais. O próprio livro é exemplo disso, que trás por vezes imagens e esquemas para facilitar o nosso entendimento.
GRÁFICO
Os gráficos são ferramentas que facilitam a análise e interpretação de um conjunto de dados. Sua importância está ligada à