Sexualidade
Atualmente, ocorre por parte de alguns estudiosos a tentativa de afastamento do conceito de sexualidade da noção de reprodução animal associada ao sexo. Enquanto que esta noção se prende com o nível físico do homem enquanto animal, a sexualidade tenderia a se referir ao plano psicológico do indivíduo. Além dos fatores biológicos (anatômicos, fisiológicos, etc.), a sexualidade de um indivíduo pode ser fortemente afetada pelo ambiente sócio-cultural e religioso em que este se insere. Por exemplo, em algumas sociedades, na suas maiorias orientais, promove-se a poligamia ou bigamia, i.e., a possibilidade ou dever de ter múltiplos parceiros.
Em algumas partes do mundo a sexualidade explícita ainda é considerada como uma ameaça aos valores político-sociais ou religiosos.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST), actualmente, são um problema sanitário de primeiro plano, já que, apesar de na maioria dos casos existir cura, todos os anos aumenta o número de pessoas que padecem destas doenças devido à mudança de hábitos sexuais dos jovens e ao aparecimento da SIDA. Além disso, em muitos casos a falta de informação faz com que se desconheçam os sintomas, que se mantêm ocultos, o que contribui para a sua transmissão. DOENÇA
AGENTE
SINTOMAS
TRANSMISSÃO
PROGNÓSTICO
Gonorreia
Neisseria gonorrhoeae(bactéria)
Inflamação do colo do útero, transtornos menstruais, uretrite no homem, secreção amarelada.
Contacto sexual, roupa interior, toalhas.
H: esterilidade.
M: inflamação da pélvis, esterilidade e possível cegueira do recém nascido.
Sífilis
Treponema pallidum
(bactéria)
Inicialmente úlceras genitais que não curam. Posteriormente lesões na pele e mucosas.
Contacto sexual, via placentária.
Lesões no sistema circulatório e