Estruta e Organização das Células, Origem e Evolução das Células
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Serviço Social
Disciplina: Serviço Social e Trabalho
Explique a relação entre as transforamações no trabalho e as mudanças ocorridas no Serviço Social.
É na década de 1980 que, conduzido pela necessidade de se lançar no mercado externo devido à recessão econômica, o Brasil vivencia o processo de reestruturação produtiva levando as empresas brasileiras a aderir aos métodos flexíveis de acumulação capitalista alterando significativamente a classe trabalhadora. Com a crise econômica de
1970, as empresas são obrigadas a investir em inovações tecnológicas e substituir a política repressiva de gestão de mão-de-obra do sistema fordista, por formas mais democráticas que permitam uma parceria entre trabalhadores e empresários com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços.
As inovações tecnológicas e organizacionais passam a alastrar-se na economia brasileira somente a partir dos anos 90. De agora em diante, passa a ser difundida na indústria e serviços públicos os programas de cunho flexível, como forma de reduzir custos e aumentar a produtividade. Conseqüentemente, a adesão às inovações tecnológicas organizacionais e gerenciais começa a atingir um número maior de trabalhadores.
Essa dinâmica de flexibilização/precarização atinge também o trabalho do assistente social, nos diferentes espaços institucionais em que se realiza, pela insegurança do emprego, precárias formas de contratação, intensificação do trabalho, aviltamento dos salários, pressão pelo aumento da produtividade e de resultados imediatos, ausência de horizontes profissionais de mais longo prazo, falta de perspectivas de progressão e ascensão na carreira, ausência de políticas de capacitação profissional, entre outros.
Nas últimas três décadas presenciou-se um significativo avanço do Serviço Social brasileiro, de adensamento e renovação teórico-metodológica e