Os princípios do cultivo orgânico-ecológico
Introdução
O planeta caminha rapidamente para um desfecho ecológico (ou, por que não dizer, cósmico/espiritual?), do qual os homens ou sairão transformados ou tosquiados.
Para os que estão em busca de formas mais elevadas de viver, será muito importante saber cultivar alimentos puros e nutritivos. Tudo indica que na "Nova Terra" não haverá agrotóxico ou fertilizante químico, como hoje em dia, usados indiscriminadamente em função do lucro econômico. Esta é uma intenção que a cada dia mais se cristaliza no espírito humano.
Este artigo (e assim vale para outros tantos tópicos que criei por aqui ) não se limita a ensinar a formar uma cultivo/horta orgânica. Mais do que isso, procura despertar a consciência ecológica do agricultor/grower, ou dos futuros plantadores; mostrar-lhes a importância de se tornarem mais sensíveis aos ensinamentos que a mãe natureza nos coloca de maneira silenciosa, porém bastante eloquente.
Alguns conceitos e opiniões aqui colocados ainda permanecem discutíveis. As práticas, entretanto, apesar de não terem sido esgotadas em suas possibilidades de desensolvimento, foram suficientemente testadas ao longo de mais de catorze anos, sem contar a experiência dos que nos procederam.
" Um dia você vai entender... "
Nós, do Ocidente, somos muito paradoxais: apressadinhos quando a questão envolve reflexão e extremamente morosos quando se trata de ação. Especialmente no Brasil, a proverbial incompetência da administração pública está ligada à falta de reflexão, à morosidade da ação ou à sua descontinuidade. Mas é a preguiça no refletir a raiz de todas as nossas trapalhadas.
Certa vez, um rapaz ainda estudante dessa área, estava num seminário sobre agricultura ecológica na Holanda e não conseguia entender por que todos os dias pela manhã lhe colocavam sob um frio de cinco graus para desenhar folhas secas, troncos mortos e cogumelos da mata próxima. A orientadora, ante a irritação do rapaz ("Vir