Produtos Orgânicos
São produzidos a partir de sistemas agrícolas baseados em processo natural, que não agridem a natureza e mantém a vida dos solos, evitando a erosão e protegendo a qualidade da água, com a característica de melhorar a saúde dos agricultores, uma vez que o contato com fertilizantes e outros produtos químicos usados na agricultura, são insalubres. A consequência em se cultivas sem a incidência de agrotóxicos é o sabor natural dos alimentos.
A prevenção contra o desgaste do solo também é uma função essencial da produção orgânica, sendo a preservação do meio ambiente a principal finalidade do cultivo orgânico.
A agricultura orgânica é ideal para a agricultura exercida na pequena propriedade, aplicando a produção sustentável que traz qualidade de vida para o agricultor e qualidade dos seus produtos, hoje o produto orgânico é mais valorizado que os demais, e o mercado consumidor consciente que busca os benefícios dos alimentos orgânicos.
Muitos veem o cultivo orgânico como um retrocesso, pois não faz uso dos fertilizantes, considerados uma inovação, contudo o cultivo ecológico não pode ser considerado um processo regressivo, dado ao seu potencial produtivo e sustentável, o que pode resultar em vantagens produtivas em longo prazo.
O cultivo orgânico representa uma ameaça para a indústria de fertilização química, reduzindo a venda desses compostos químicos, uma vez que a produção orgânica faz uso da fertilização natural, menos agressiva para alimentos, solo e menos insalubre para o produtor.
Os princípios da agricultura orgânica são preservação do solo, como principal fonte provedora de alimentos, o uso de adubos de baixa solubilidade, controle das pragas de forma preventiva e natural, não ao corte de erva daninhas ,preservando a função protetora das ervas daninhas, promoção da biodiversidade.
A produção orgânica estende-se também