Sistema cibernético
CIBERNÉTICA
A Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja na máquina. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento. A Cibernética compreende os processo e sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc. de transformação da informação. É uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de informação) entre o sistema e o meio e dentro do sistema, e do controle (retroação) da função dos sistemas com respeito ao ambiente.
É uma ciência relativamente jovem. Foi criada por Norbert Wiener entre os anos de 1943 e 1947, justamente na época em que surgiu o primeiro computador de que se tem notícia, assim como a Teoria de Sistemas.
A Teoria Lógica da Cibernética é essencialmente uma estrutura teórica, mas nem por isso confusa e árida. O desenvolvimento de novas idéias de boa qualidade na ciência do controle, à luz de antigos princípios, é de fato extremamente importante.
A Cibernética aplicada quer dizer usar a Cibernética no mundo real. A Cibernética pura não o faz, exceto na medida em que proporciona compreensões que sejam imediatamente úteis. O ramo descritivo está voltado para o mundo real, não há dúvida; investiga fenômenos reais e constrói mecanismos reais de controle. Mas esses sistemas artificiais dizem respeito mais a imitação das funções dos sistemas orgânicos do que à instalação de maquinaria de controle permanente.
1.1. CAMPO DE ESTUDO DA CIBERNÉTICA
O campo de estudo da Cibernética são os sistemas. Sistema é qualquer conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas, (informação, energia e matéria) e fornecendo saídas (informação, energia ou matéria) processadas. Os elementos, as relações entre eles e os objetivos (ou propósitos)