Agronomia
A agricultura é uma atividade de cultivo, servindo para a obtenção de alimentos, matérias-primas para peças de vestuário, componentes para a produção de medicamentos, etc.
É uma atividade primária, ou seja, desde o período neolítico esta atividade era tida como a principal forma de sustento dos povos, juntamente com a caça. Os grupos, ou clãs se juntavam na missão de arar o solo, plantar, e cultivar as plantações. E o momento da colheita era tido como um momento extremamente especial, comemorado com festa pelos mais diversos povos.
Hoje, o termo agricultor já faz parte da denominação que é dada aos antigos lavradores, os que cuidam da rotina da plantação. Os fazendeiros são os donos da terra, podem também ser denominados agricultores, por possuírem o conhecimento da mesma.
Atualmente, a preocupação com a agricultura está sendo um tema muito discutido, incluindo a preservação das áreas, dos solos, o uso de agrotóxicos, temas esses, que não saem da mídia.
Existem dois tipos de agricultura, o extensivo que é a agricultura de subsistência, ou seja, aquela que só produz os alimentos necessários para o sustento de sua própria família, não tendo o objetivo de comercializar os produtos, utilizando técnicas manuais de cultivo pelos próprios agricultores, não usando as máquinas.
Já a agricultura intensiva, visa à obtenção de lucros com a venda das matérias-primas. Utiliza tecnologias de ponta para obter altos índices de produção. Com máquinas potentes, esses antigos trabalhadores braçais deixaram de aplicar a força na terra, passando assim, a aplicar esta força no aprendizado da utilização das máquinas agrícolas, o que facilita e aperfeiçoa a plantação em quase 100%.
Essa agricultura também pode ser chamada de agricultura moderna, utilizando máquinas como tratores, colheitadeiras e semeadeiras, que fazem com precisão o serviço desde o arar a terra e o plantio. A irrigação da terra também foi aprimorada; hoje, não existe mais terra onde não se possa plantar.