Agricultura sustentável
INTRODUÇÃO2
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL4
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL5
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NO BRASIL6
AGROECOLOGIA7
AGRICULTURA ORGÂNICA8
AGRICULTURA BIODINÂMICA9
AGRICULTURA NATURAL9
PERMACULTURA10
CONSIDERAÇÕES FINAIS11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS12
INTRODUÇÃO
As primeiras formas de agricultura surgiram em torno de 10 mil anos atrás, no período da pré-história denominado NEOLÍTICO. O uso de técnicas, mesmo que inicialmente rudimentares, passou a fazer parte do cotidiano dos primeiros aglomerados humanos. Destaca-se o uso do fogo e de algumas ferramentas, assim como do esterco animal. As principais características deste período são:
√ A domesticação de espécies animais (criações) e vegetais (cultivos) e o aumento da produção de alimentos;
√ O aparecimento das primeiras comunidades, pois com o desenvolvimento da agricultura, o homem deixa de ser nômade para morar em aldeias, vilas ou cidades;
√ As primeiras comunidades localizam-se nas proximidades dos rios e lagos. A água, além de atender as necessidades humanas e dos animais domesticados, assume a função de irrigar o solo para o cultivo de alimentos.
√ O desenvolvimento da cerâmica, que ocorreu associado à necessidade de armazenamento dos alimentos. Foi somente no século 18, com o advento da agricultura moderna, que a produção em maior escala começou, caracterizando a Primeira Revolução Agrícola, que ainda mantinha as seguintes características:
√ A integração da produção agrícola e pecuária;
√ O domínio sobre as técnicas de produção em maior escala e
√ A intensificação do uso de rotação de culturas com plantas forrageiras. Em resposta a esses impactos, surgiram diversos movimentos em prol de uma agricu mais sustentável, ambiental e socialmente.
As discussões sobre os impactos ambientais e sociais da agricultura convencional, em meados dos anos 80, juntaram-se às questões ambientais globais (destruição de florestas, chuvas ácidas, acidentes ambientais, efeito estufa),