Quem mexeu no meu queijo
Texto estudado: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?
Quem Mexeu no Meu Queijo? De autoria de Spencer Johnson, autor de livros mais vendidos no mundo todo, Quem Mexeu no Meu Queijo, é uma parábola que retrata a vida, suas mudanças e os objetivos (queijos) que muitos buscam. O livro conta a historia de dois ratos e duendes encerrados em um labirinto. Na história o autor faz uma analogia ao cotidiano do ser humano, pois de forma objetiva retrata muitas de suas características (percepção, determinação, atitudes, ousadia, comodismo). O queijo, representado no livro como sendo aquilo que se gostaria de ter, é o objetivo principal da busca dos personagens: Emprego, dinheiro, saúde e até um bom relacionamento amoroso. O labirinto representa o lugar onde essa busca acontece. Seja na empresa onde se trabalha na família ou então na comunidade em que está inserido, onde vive. Cheio de corredores e divisões, o labirinto tem em alguns lugares, queijos deliciosos. Porém em outros, corredores escuros e até becos sem saída. Os personagens viviam correndo atrás de queijo para se alimentarem e ficarem felizes. Aqueles que encontravam o caminho eram premiados com uma vida mais tranquila.
A HISTORIA
Todos os dias, ratos e duendes saiam pelo labirinto em busca de queijo. Os ratos, Sniff e Scurry, saiam procurando de um corredor para outro. Se não encontravam num, logo iam para outro. Lembravam-se dos locais que já haviam passado e que não tinham conseguido nenhum queijo e logo iam para outro lugar. Todos os dias eles acordavam e se dirigiam para o Posto C para se alimentarem. Sniff e Scurry mantinham a mesma rotina, acordavam cedo todos os dias e seguiam o mesmo caminho do labirinto.
Porém Hem e Haw passaram a estabelecer outra rotina. Como já sabiam onde estava o queijo e qual seria o caminho que deveriam seguir, passaram a acordar um pouco mais tarde. Arrumavam-se sem muita pressa e seguiam para o Posto C. Hem e Haw sentiam-se felizes com a nova situação.
.