quem mexeu no meu queijo
O livro “Quem mexeu no meu queijo?” é de autoria de Spencer Johnson, nascido em Mitchell, Dakota do Sul nos EUA. Formado em psicologia pela Universidade da Califórnia, vive atualmente no Havaí.
O título original do livro é “Who moved my cheese?”, um livro motivacional publicado em 1998 e dedicado ao seu amigo Dr. Kenneth Blanchard.
O livro trata da história de quatro personagens, dois ratinhos e dois duendes que, em busca de melhores condições, correm atrás dos bens necessários para sua sobrevivência. O autor descreve as características de ambos personagens, que são esforçados e comprometidos com seus objetivos, mas também narra o lado oposto, onde muitas vezes tornam-se inertes as mudanças do dia-a-dia ou então ficam sem ação e desmotivados com as mudanças e dificuldades imprevistas.
Um livro muito agradável de leitura fácil, rápida e o principal com uma mensagem muito importante.
A história (ou narrativa) de quatro personagens, sendo dois ratos e dois duendes, que estão em busca da realização pessoal materializada na busca do QUEIJO. Tudo, se passa em um labirinto muito perigoso e cheio de obstáculos.
No início da obra, tanto os ratos Sniff e Scurry como os duendes Hem e Haw estão em busca do “queijo” com determinação e encaram o labirinto até que em determinado momento ambas as duplas encontram o tão esperado “queijo”.
Então os ratinhos, que possuem cérebro simples de um roedor, porem com os instintos aguçados resolvem colocar seus uniformes guardados de maneira que quando necessário teriam fácil acesso para eventual ocorrência e todos os dias retornavam pela manha bem cedo e com determinação, cuidando se havia alguma mudança no ambiente.
Já os duendes, Hem e Haw quando encontraram o “queijo” no labirinto, ficaram muito contentes com a descoberta, como eles usavam o cérebro, passaram a viver, ou então, mudaram de residência para perto do labirinto.
Assim, não acordavam cedo