Quem mexeu no meu queijo?
A leitura do livro desperta um interesse para o leitor, pois com o decorrer da leitura a pessoa ira se deparar com três capítulos do livro bastante interessante. O primeiro capítulo é Uma reunião: Chicago, que conta o encontro de antigos colegas de classe que se reúne com o intuito de saber o que esta acontecendo na vida de cada um deles e quais mudanças ocorreram.
O segundo capítulo é a História, a parte principal do livro, são quatro personagens que estão à procura da felicidade encontrada no queijo, mas não será muito fácil para eles encontrar, pois terão que percorre um labirinto onde o queijo estará guardado. Os personagens são dois ratos: Sniff & Scurry, e dois duendes: Hem &Haw. No andamento da história percebemos que os ratos encontram primeiro o queijo do que os duendes, pois eles não tiveram medo e foi em busca do tão sonhado queijo, ao contrario dos duendes que tinham medo e eram muito acomodados não corriam atrás do que desejavam queriam tudo fácil.
Um dos duendes chamado Haw tomou uma iniciativa, iria mudar o seu jeito deixar de lado o medo e seguir em frente à procura do queijo no labirinto, mais seu amigo Hem não quis o acompanhar, pois não queria sair do lugar onde encontrou o antigo queijo que desapareceu, Haw deu vários conselhos, mas seu amigo não o ouviu, então Haw seguiu em frente deixando seu amigo para traz, com a esperança que Hem iria ao seu encontro.
Nas paredes do labirinto Haw foi escrevendo frases que serviu de estimulo para que ele continuasse a procura do queijo e caso o seu amigo