síntese de benzeno
Fórmula Molecular
Fórmula Estrutural
H₂SO₄
O ↑ H ‒ O ‒ S ‒ O ‒ H ↓ O
Ensaios preliminares
Homogeneidade: Homogêneo
Massa molar: 98,08g
Estado físico: Líquido oleoso incolor
Odor: ausente
Toxidade/Cuidados:
L.P.O: maior que 1mg/m³
IDLH: 15mg/m³
TLV: 0,2mg/m³ - irritação ONG
Informações sobre intoxicação humana
Evitar contato com o líquido. Manter as pessoas afastadas. Parar o vazamento, se possível isolar e remover o material derramado. Produto venenoso. Deve ser manipulado em local ventilado. Deve-se evitar contato com a pele (corrosivo). Sua ingestão pode ser fatal.
Tipo de contato
Síndrome tóxica
Tratamento
Névoa
Irritante para o nariz e garganta. Irritante para os olhos. Se inalado causará tosse, dificuldade respiratória ou perda da consciência.
Mover para ar fresco. Manter as pálpebras abertas e enxaguar com água. Se a respiração for dificultada ou parar, dar oxigênio ou fazer respiração artificial.
Líquido
Queimará pele e olhos. Ingestão é prejudicial.
Remover roupas e sapatos contaminados e enxaguar com muita água. Manter as pálpebras abertas e enxaguar com muita água. Não realizar ações eméticas.
Impurezas
Resíduos de ignição: 0,0005%
Cloretos (Cl): 0,00002%
Nitratos (NO₃): 0,00005%
Amônio (NH₄ ): 0,0002%
Substâncias que reduzem o KMnO₄, como:
SO₂ : 0,0002%
Arsênio (As): 0,000001%
Metais pesados (Pb): 0,0001%
Ferro (Fé): 0,00002%
Dados relativos a segurança
EPI – Equipamento de Proteção Individual: Usar roupas de encapsulamento, de PVC a polietileno clorado, e máscara de respiração autônoma.
Resíduo gerado
Reatividade química com água: Reage violentamente, com liberação de calor, ocorre projeção quando a água é adicionada ao composto.
Reatividade química com materiais comuns: Extremamente perigoso em contato com muitos materiais, particularmente metais e combustíveis. O ácido