Síntese ácido 4-benzeno sulfônico-reação de acoplamento azo
Alunos: Renata M. Gonzalez, Liliana F. de Souza, Vilma P. Teixeira, Marcele, Thaís. Instituição: Centro Educacional Augusto Motta (IC)
Introdução
Tal como muitos outros avanços da ciência, aqui também tal aconteceu por acaso... Em 1856 algumas experiências planejadas não deram os resultados desejados. William Henry Perkin, estava a tentar sintetizar quinina um composto natural usado para combater a malária. Usava dicromato de sódio para oxidar sulfato de anilina (fenilamina). No entanto em vez de quinina obteve um precipitado preto. Em vez de o jogar fora, resolveu analisá-lo e verificou que era um composto púrpura que tinha grandes potencialidades como corante. Assim foi sintetizado o primeiro corante sintético.
O corante fez um enorme sucesso, pois havia grande procura de cores pela indústria da moda e tanto a Rainha Victória como a Imperatriz Eugénia de França usaram roupas coradas com o novo corante chamado Mauve (malva).
Objetivo
Sintetizar o ácido 4-(4-hidroxi-fenil-azo) benzeno sulfônico, que é um corante AZO, chamado alaranjado de metila, sendo um indicador ácido-base, usando ácido sulfanílico e N,N-dimetilanilina.
Materiais e Métodos
Material:
- Becker de 250 mal e 50 ml
- Ácido sulfanílico
- Água destilada
- Proveta de 25 ml
- Carbonato de sódio
- Nitrito de sódio
- Banho Maria
- Ácido clorídrico
- Termômetro
- Gelo e sal
- Fenol
- Solução de NAOH
- Vidro de relógio
Método:
Primeira etapa:
- Na balança de precisão pesar 1g de ácido sulfanílico e 0,6 de carbonato de sódio, medir 25 ml de água destilada na proveta, juntar os três no Becker agitando bastante;
- Adicionar 0,75g de nitrito de sódio em 4 ml de água no Becker de 50 ml, adicionando essa solução ao Becker anterior, colocando-o em banho de gelo e sal, controlando sua temperatura até que mantenha na faixa de 5ºC;
- Adicionar 1ml de ácido clorídrico em 3 ml de água destilada controlando a