Corantes
FACULDADE DE TECNOLOGIA- FT
ENGENHARIA DE GÁS E PETRÓLEO- FT11
DANIEL BRITO SOUSA
SAIDY RÊGO DINELLY SOUZA
WILLIAM THALLES COSTA DE SOUSA
CORANTES
MANAUS
2011
DANIEL BRITO SOUSA
SAIDY RÊGO DINELLY SOUZA
WILLIAM THALLES COSTA DE SOUSA
CORANTES
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Federal do Amazonas para obtenção de nota parcial na disciplina de Ciência da Informação, no segundo período de Engenharia de gás e petróleo. Professora Elaine
MANAUS
2011
RESUMO
A exploração da cor nunca esteve tão evidente como nos dias de hoje, e muitas indústrias são agora direta ou indiretamente dependentes da disponibilidade de corantes artificiais. As indústrias fabricantes e as usuárias de corantes contribuem grandemente para a economia de qualquer país industrializado.
A cor tem papel notadamente dominante em nossa vida diária, mas que passa despercebido na maior parte do tempo. A maior parte da raça humana tem a habilidade de perceber as cores, e desde a criação da civilização o homem tenta reproduzir as cores da natureza, tanto por questões estéticas como puramente funcionais.
Corantes são materiais normalmente aplicados em solução e se fixam de alguma maneira a um substrato, que pode ser um tecido, papel, cabelo, couro ou outros materiais. Idealmente, os corantes devem ser estável à luz e aos processos de lavagem. Também deve apresentar fixação uniforme com as fibras em todo o substrato.
Do ponto de vista comercial, considerável interesse vem sendo demonstrado na avaliação teórica e empírica das relações entre cor e estrutura molecular. Este interesse tem sido acentuado por áreas em expansão onde as cores e os corantes agora adentram, e as relações cor-estrutura são valiosas mesmo para cientistas trabalhando em áreas aparentemente não relacionadas. Sistemas de mostradores de cristal líquido, sensores de radiação de alta energia e impressões coloridas a laser são exemplos recentes dos