Sintese de ac benzenossulfonico
Ângela L. G. da Silva, 1 Centro Universitário Augusto Motta (IC).
Palavras Chave: Corante azo, alaranjado de metila e ácido benzeno sulfônico.
.
Introdução
Os corantes azo constituem a classe mais importante de substâncias que promovem cor. A versatilidade destes compostos se deve à facilidade com que podem ser sintetizados, pois quase todas as aminas aromáticas diazotizadas podem ser acopladas com qualquer sistema nucleofílico insaturado para fornecer o produto azo colorido.
Um exemplo de corante azo é o alaranjado de metila, que é utilizado amplamente em química como indicador de pH.
Objetivo
Pretende-se obter um corante azo, o alaranjado de metila, que é também um indicador ácido-base, através de uma rota sintética convergente.
Materiais e Métodos
1- REAGENTES
Ácido Sulfanílico
Água Destilada
Solução de Carbonato de Sódio 5%
Nitrito de Sódio
Ácido Clorídrico 6M
Fenol
Solução de NaOH 1N
2- APARELHAGEM
Bécher
Termômetro
Proveta
Funil de Buchner
Kitassato
Papel filtro
Gelo
NaCl
Água destilada
3- PROCEDIMENTO
3.1- Preparação do cloreto de 4-sulfobenzeno-diazônio
Em bécher de 250 mL, colocar 1,0 g de ácido sulfanílico, 25 mL de água destilada e 0,6 g de carbonato de sódio. Agitar para dissolver, verificando a característica energética da reação. Em seguida, juntar solução de 0,75 g de nitrito de sódio em 4 mL de água destilada. Colocar o bécher contendo esta solução em banho de gelo e sal. Como o auxílio de um termômetro controlar a temperatura do banho de resfriamento até que a solução se mantenha na faixa de 5°C. Adicionar então LENTAMENTE, uma solução de 1 mL de ácido clorídrico em 3 mL de água destilada, controlando a temperatura. Observar a mudança de coloração do meio, o que indica o processo de formação do sal de diazônio, o reagente de acoplamento. Mantê-lo resfriado até o momento de sua utilização, pois ele é sensível a temperaturas acima de