Workflow
ADMINISTRAÇÃO
Domenic Alencar Fernando César Luciana Rebelo
WORKFLOW Gestão dos processos de negócio/Gestão eletrônica dos processos de negócios
São Luís – MA 2012
Domenic Alencar Fernando César Luciana Rebelo
WORKFLOW
Gestão dos processos de negócio/Gestão eletrônica dos processos de negócios
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina de E-business do Curso de Administração da Faculdade Pitágoras.
São Luís – MA 2012
Introdução
Com os avanços tecnológicos do mundo em que vivemos hoje, o Workflow veio para solucionar e sistematizar de uma maneira consistente os processos ou fluxos de trabalho e informação de uma empresa.
O que é e como funciona?
É uma tecnologia voltada para automação, documentos e informações de tarefas, dessa forma as informações é repassada de um setor a outro para que seja executada uma ação baseada em um conjunto de regras e de informações necessárias para dar prosseguimento no processo em questão. O Workflow, através de um software, permite que os processos de negócios viabilizem o controle de tramitação desse processo, pois não precisa consultar quais os procedimentos a executar e qual a informação a comunicar, isso porque o Workflow processa e encaminha automaticamente a informação, sendo assim não será necessária o componente humano, desde que a informação exista de forma elaborada. Dentro do sistema de Workflow o usuário pode interagir através de uma interface, portanto ele pode ver todas as suas atividades em sua Workkist e então executa e invoca sempre que necessárias algumas aplicações externas. De acordo com Fleury, “processo são conjuntos de tarefas relacionadas voltadas a consecução de um determinado resultado, que envolve atividades interdepartamentais ou mesmo entre empresas.” Com isso a metodologia do WKF trabalha com o termo dos três Rs que são eles: REGRAS/ROLES: onde são definidas quais informações deve transitar e quais as condições; ROTAS/RULES: que