Workflow
Por Marcello Bax
(adaptado de http://www.leonardomiranda.com.br/artigos/estudando-o-plone-workflow)
Plone Workflow
Todos os objetos do Plone estão dentro de um sistema de Workflow, que nada mais é que um sistema de fluxo de informações, onde a informação vai sendo direcionada de acordo com certas regras. Essas regras são representadas por um grafo, formado por estados e transições entre estados.
O Plone trata o Workflow de uma maneira simples, onde os usuários são organizados em papéis (User Roles). Estes papéis têm determinadas permissões que os permitem alterar os estados dos objetos através de transições entre estados.
Estados dos Objetos
Na configuração padrão do Plone, todos os objetos de um site possuem estados em comum.
Estes estados são: esborço público, pendente, publicado e privado.
Desenvolvedores podem criar novos estados, porém esse assunto não será tratado aqui.
Vamos detalhar os estados agora:
Esboço público: Este é o estado padrão dos objetos no Plone. Objetos definidos como esboço público podem ser acessados através da URL ou através do sistema de busca do
Plone. Porém não aparecem na árvore de navegação. Estes Objetos só podem ser editados por seus donos ou por administradores do portal Plone.
Pendente: Um objeto vai para o estado Pendente geralmente por uma ação do dono do documento, membro do site, que envia o documento para publicação. Quando um documento é enviado para publicação, ele se torna pendente, permitindo que os revisores possam publicar ou rejeitar a publicação do documento. Quando um objeto é definido como pendente ele somente pode ser editado por usuários no papel manager (administradores do site). Publicado: Um objeto publicado fica visível para todos os visitantes do site. Quando um item de news (notícia) é publicado ele aparece no menu news (notícias) do Portal Plone.
Quando uma pasta é publicada, ele também aparece no Portlet de Navegação. Quando um item é publicado,