Workflow
ADMINISTRAÇÃO
Workflow
O QUE É WORKFLOW
Alex Ruiz dos Santos Nº3
Diego Estevam Andrade Nº9
Felipe Cordeiro da Silva nº15
Flávia Brito da Silva nº 16
José Geon Silva dos Santos Nº22
Maria Mylena dos Santos Queiroz nº27
Paloma da Silva Pires nº30
Professor Orientador:
Paula Mlaker
São Paulo / SP
2013
Sumário O QUE É WORKFLOW: 3 SURGIMENTO 6 EXEMPLOS 7 EMPRESAS QUE ADOTAM O WORKFLOW 9 CONCLUSÃO 13 BIBLIOGRAFIA 14
O QUE É WORKFLOW:
Workflow significa fluxo de trabalho, em português, e seu conceito é de uma seqüência de passos necessários para automatizar processos, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra.
Nessa automação, documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos. A automação do processo de negócio identifica as várias atividades do processo, regras de procedimento e controle de dados associados para gerenciar o workflow.
O workflow representa uma relação entre tecnologia e processos de negócio, onde cada um induz uma relação com o outro. A tecnologia do workflow faz a ligação entre a unidade de produção e o escritório, ou da tecnologia à cultura organizacional, e acaba conectando pessoas a processos na organização.
A tecnologia do workflow também atua como canal de informação, uma vez que o workflow lida diretamente com pessoas e a sua interação nas organizações. Distinguem-se geralmente dois tipos de Workflow:
* O workflow processual (também chamado workflow de produção ou workflow diretivo) que corresponde a processos operacionais conhecidos da empresa e sendo objecto de procedimentos pré-determinados: o andamento do workflow é mais ou menos bloqueado;
* O workflow ad hoc baseado num modelo de colaboração, no qual os atores intervêm na decisão do andamento: o andamento do