Workflow
Workflow É a tecnologia que possibilita automatizar processos, racionalizando-os e potencializando-os por meio de dois componentes implícitos: organização e tecnologia. Transforma radicalmente a maneira de toda empresa executar processos, atividades, tarefas, políticas e procedimentos.
Modelo Workflow centrado no processo
Os Três Rs do Workflow
Em inglês os 3 Rs são: Roles, Rules and Routes.
Conceito de Workflow
Elemento Regras Definem quais informações devem transitar pelo fluxo de trabalho e sob quais condições. Exemplo: Um documento deve ser preenchido e aprovado por um grupo de pessoas, dentro de um tempo predeterminado e rígido. As aprovações seguem regras específicas. Elemento Rotas Controle de movimentação exercido sobre os documentos. Alguns Tipos:
Elemento Papel Como numa peça de teatro, o papel de cada um. Quem-faz-o-quê (Organograma). O papel é sempre o mesmo, as responsabilidades são sempre as mesmas para cada personagem existente no texto, o que muda são os atores. Papel-usuário: pessoal e intransferível. Papel-função: é a atividade à desempenhar dentro da cadeia de valores.
Conceito de Workflow
Algumas Vantagens - Reduzir os tempos de ciclo. - Minimizar erros. - Melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência operacional, distribuindo automaticamente a documentação necessária à diversas etapas do seu processo. Link - Direcionamento automático dos documentos necessários a cada ponto da cadeia de produção, chamando a atenção das pessoas envolvidas ao desempenho de atividades específicas. - Gerenciar o processo completo desde a simulação, modelagem, desenho, formulação de regras e análise de métricas.
Tipos de Workflow Em geral é dividido nos seguintes tipos: - ad hoc - Administrativo - Produção ou Transação - Orientado para Objeto - Baseado no conhecimento
Conceito de Workflow
Tipos de Workflow – AD HOC Para ser usado dinamicamente por grupos de trabalho cujos participantes necessitem