Paulo freire aplicado a ed.fisica
Beatriz de Freitas Figueiredo
“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.”
Paulo Freire
Paulo Freire foi um dos mais expressivos educadores brasileiro. O método criado por ele trouxe um grande diferencial para a educação e consiste, basicamente, na relação dialética da realidade com o objeto de estudo. Ou seja, troca de saberes entre educador e educando dentro do contexto vivenciado por estes. A partir disso, propõe ainda que os educandos reflitam sobre sua própria existência. Assim, o método de Freire apresenta um tipo de educação não mais baseada em conhecimentos fragmentados alheios a realidade vivida.
No sistema atual, capitalista, certamente este modo de pensar a educação está em oposição com os interesses da classe dominante, afinal de contas faz com que os oprimidos, tenham consciência de sua condição. Essa consciência surge a partir do momento em que não se está mais alheio a realidade, isto é, quando essa condição começa a ser questionada.
Os educadores, portanto, são de fundamental importância, na medida em que se constituem em mediadores desse processo de passagem de mentes colonizadas para a humanização por meio da construção do conhecimento. O educador perderá o papel hierárquico de detentor do conhecimento, para mediador do conhecimento, questionando juntamente com os educando inclusive os seus próprios saberes.
Influenciada pelas propostas de Paulo Freire, a educação física também passa a adotar o processo de autoreflexão de sua pratica.
A educação física, desde seu surgimento, mantém o caracter de: “instrumentalização técnica, de praticas corporais importadas, estranha a nossa cultura de movimento.” Segundo Capela (1996 p.107). Assim como em outras disciplinas da educação, Paulo Freire questiona a falta de relação do conteúdo ensinado com a realidade das pessoas. Era o caso de se ensinar a ler frases com conteúdos que não tinham