Princípios da Síntese Orgânica
PRINCÍPIOS
DA
SÍNTESE ORGÂNICA
1a edição
Timóteo, MG
Edição do Autor
2011
A. Isenmann
CEFET-MG Timóteo
Princípios da Síntese Orgânica
Os direitos neste texto são exclusivamente com o autor.
Isenmann, Armin Franz
Princípios da síntese orgânica / Armin Franz Isenmann - Timóteo, MG :
2011. 1a Edição
Bibliografia
ISBN 978-85-913050-0-1
A. Isenmann
CEFET-MG Timóteo
Princípios da Síntese Orgânica
Princípios da Síntese Orgânica
Preâmbulo
Este texto foi redigido para alunos universitários de química e para químicos profissionais dedicados à síntese orgânica.
A matéria foi organizada em 11 capítulos:
O primeiro capítulo se refere às técnicas da substituição em compostos saturados, começando com a substituição nucleofílica. Em seguida uma introdução em reações radicalares e fotoquímicas, com vários exemplos de reações das quais a maioria ocorre em cinética de cadeia.
O segundo capítulo contém reações de adição e eliminação e discute as particularidades de compostos insaturados, alquenos e alquinos.
No capítulo 3 se encontram as diversas técnicas e mecanismos de reações eletrocíclicas e a formação de pequenos anéis. Um pequeno excurso na síntese assimétrica foi incluído nesta seção. O capítulo 4 resume as diferentes reações, eletrofílicas e nucleofílicas, em compostos aromáticos. Um ponto extensamente discutido é a criação de uma nova ligação carbono com carbono aromático.
Os capítulos 5 e 6 estão tratando as reações em compostos com grupo carbonila. Como a variedade é muito grande, o assunto foi subdividido em uma parte tratando as reações no grupo C=O em si e também as substituições por heteroátomos em posição vizinha do grupo carbonila. A outra parte está reservada para as condensações, isto é, a criação de novas ligações carbono-carbono, em posição α ao grupo carbonila. A formação de (macro)ciclos muitas vezes se consegue por condensação carbonílica intramolecular, motivo pelo qual