A História da Educação Brasileira
1. Pesquise sobre o movimento da Escola Nova e fale sobre sua influência no pensamento pedagógico brasileiro.
O Pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia apenas com o desenvolvimento da teoria da Nova Escola. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzir o pensamento religioso medieval.
2. Explique o que foi o movimento dos Pioneiros da Educação Nova apontando seus principais representantes. R:
Segundo o texto do manifesto, propunha servir não só aos interesses das classes, mas aos interesses do indivíduo, e que se funda sobre o princípio da vinculação da escola com o meio social, e onde o governo do estado tinha por obrigação fazer escola e ter um bom ensino, tanto pra pessoas ricas quanto para os pobres.
Educadores que participaram foram
: Anízio Teixeira, Hermes Lima, Fernando de Azevedo e Cecília Meirelles, Antonio F Almeida
Junior.
3. Descreva o Contexto histórico em que foi promulgada a primeira LDBEN brasileira. Cite o número da lei.
R:
Em 1948, o ministro Clemente Mariani enviou ao Congresso, em projeto de lei, diretrizes e bases da educação nacional, a LDBEN, que só seria sancionada depois de muitas disputas e alterações, em 1961, constituindo-se na primeira lei geral da educação brasileira em vigor até a constituição em 1988. Número da lei nº 9.394/96 foi promulgada em 20 de dezembro de 1996.
4. Explique o que foi a “Reforma Universitária”. Cite o número da lei.
R:
A reforma extingue a cátedra, unifica o vestibular e a aglutina as faculdades em universidades para melhor concentração de recursos materiais e humanos, tendo em vista maior eficácia e produtividade. Institui também o curso básico para suprir as deficiências do segundo grau e, no ciclo profissional, estabelece cursos de curta e longa duração.
Desenvolve ainda um programa de pós-graduação. Lei nº 5.540/68
5. Explique o que foi a “Reforma de 1º e 2º graus”. Cite o número da lei.
R: