a historia da educação brasileira
O primeiro rompimento aconteceu com a chegada dos portugueses ao território do Novo Mundo. Foram os portugueses que trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, não esquecendo que a população que já viviam aqui possuíam características próprias de educação. E assim destacando que a educação que se praticava entre a população indígenas não tinha marcas expressas do modelo educacional europeu.
Na serie Xingu podemos também obter algumas noções de como eram feita a educação dos índios, neste seriado podemos ver crianças indígenas subindo nas estruturas de madeira das construções das ocas, numa altura espantosa.
Com achegada dos jesuítas, eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade ,trouxeram também os métodos pedagógicos.
Durante 210 anos este método funcionou por inteiro e assim a Historia da Educação é marcada por uma nova ruptura, a expulsão dos jesuítas por Marques de Pombal ,se em termos de educação existia uma coisa muito bem estruturada acabou se tornando o mais absoluto caos.
E o caos continuou até que a família Real fugindo de Napoleão na Europa resolveu transferir o Reino para o Novo Mundo, mesmo com as tentativas de aulas de régias e subsídios literários.
Na verdade não possível implantar um sistema educacional nas terras brasileiras.
Mas com a vinda da família Real conseguimos uma nova ruptura com a situação interior. D João abriu academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, Biblioteca Real e o Jardim Botânico para que ele pudesse preparar o terreno e assim fazer sua estadia no Brasil.
A educação continuou a ter uma importância secundaria.
Enquanto nas colônias Espanholas já existiam muitas universidades ,aqui no Brasil a primeira universidade surgiu em 1934 em São Paulo.
Por todo império D. João VI, D Pedro I e D. Pedro II muitos reclamavam da educação brasileira, pois sua qualidade de ensino era muito ruim