historia
Brasil - um país que cresce com muitos problemas
Revolta da chibata (1910)
Guerra de canudos (1893-1897)
Guerra do contestado (1912)
Teoria da relatividade – Einstein (1915)
Primeira guerra mundial – (transformações na maneira de pensar do homem moderno – nacionalismo / nazismo/ fascismo e comunismo)
Descoberta da vacina BCG (tuberculose)
O Brasil vive os últimos anos da chamada republica velha A revolta militar do Forte de Copacabana, episodio conhecido como Os 18 fortes.
A ascensão de Getulio Vargas
Um mês após a semana de arte moderna, a política brasileira vive dois momentos importantes : em 1° de março, a eleição para a escolha do sucessor de Epitácio Pessoa na Presidência da República, com a vitória do mineiro Artur Bernardes sobre Nilo Peçanha ; nos dias 25, 26 e 27 de março, a realização, no Rio de Janeiro, do congresso de fundação do Partido Comunista Brasileiro.
PROJETO LETERÁRIO DA PRIMEIRA GERAÇÃO MODERNISTA:
Inovação lingüística
Culto ao progresso
Autenticidade da obra de arte
Publicação de “klaxon”
Modernismo toma conta do centro político e econômico do país.
Não havia apoio popular.
Verde-Amarelismo ou Escola da Anta (1926-1929)
Grupo formado por Plínio Salgado, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo em resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil, criticando-se o “nacionalismo afrancesado” de Oswald. Sua proposta era de um nacionalismo primitivista, ufanista, identificado com o fascismo, evoluindo para o Integralismo. Idolatria do tupi e a anta é eleita símbolo nacional. Em maio de 1929, o grupo verde-amarelista publica o manifesto "Nhengaçu Verde-Amarelo — Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta".
OSWALDO DE ANDRADE
Em 11 de janeiro de 1890 nasce em São Paulo José Oswald de Sousa Andrade, filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade.
Em 1908, conclui os estudos no Colégio São Bento com o diploma de Bacharel em Humanidades.
em