Sete habitos
Atualmente nós como ser humano somos estimulados por nossa capacidade. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas que nos possibilita a ter condições externas pelo que nos leva a ter a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. É claro que possuímos iniciativas e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam, caso contrário mudam a atitude e o desempenho, os nossos valores esta diretamente ligado a nossa proatividade que por sua vez cultiva a liberdade de maneira que sabemos responder as situações, passamos de uma fase de comandado para uma fase que comandamos não que somos detentores da verdade mais que através da auto consciência temos o poder de escolher em sermos proativos ou reativos.
Hábito 2 – Começar com objetivo em mente
Começar com os objetivos e desenvolver a capacidade de imaginar com consciência e proatividade, tomar atitudes após reflexão agir com naturalidade, calma e consciência são alguns dos princípios do segundo hábito. O ser humano possui uma capacidade única de refletir e tomar decisões, é importante treinar essa capacidade e saber como se impor nas situações mais adversas, programar ações e prever manobras são tarefas de suma importância na hora de programar qualquer projeto “concordamos com os argumentos do autor e acreditamos que essa idéia pode sim mudar o estado de espírito de qualquer individuo desde que ele pratique e se pondere nas suas atitudes”.
Hábito 3 – Colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar
Na extremidade inferior esta a vida pouco eficaz, fragmentada evitando responsabilidade encontrando a saída mais fácil. Na extremidade superior esta a vida disciplinada que tem como foco as atividades altamente importantes, porem não necessariamente urgente da vida, essa é uma vida de equilíbrio e influencia. No continuo você passa da situação de ser guiado pela crise e da força do não-posso e não-quero para a concentração nas coisas importante com a força de vontade