OS SETE HÁBITOS
Hábito 1 – Ser Proativo
Uma pessoa proativa tem a capacidade de se antecipar aos acontecimentos, de tomar a iniciativa de realizar alguma tarefa antes que alguém mande ou peça. Tem que sempre analisar o ambiente que o rodeia, vendo o que pode ser feito para melhorar. O proativo sempre sabe o que fazer sem esperar por ninguém e tem agilidade e responsabilidade para superar tais situações.
Hábito 2 – Começar com o objetivo na mente
Antes de qualquer coisa, temos que começar com um objetivo na mente. Precisamos ter certeza do caminho que vamos seguir, mesmo que possamos encontrar vários obstáculos pela frente. Tendo em mente o que vamos fazer, quando, como e aonde, seremos verdadeiramente eficazes.
Hábito 3 – Primeiro o mais importante
Esse hábito é a parte prática dos hábitos 1 e 2, ou seja, enquanto os dois primeiros fazem com que sejam conhecidas suas capacidades de realização e idealização, este agora trata da realização em si e do modo como deve ser feita. Gerenciamento eficaz é fazer primeiro o mais importante, enquanto é a liderança que resolve o que é mais importante. Agindo dessa maneira teremos como resultado visão, perspectiva, equilíbrio, controle, disciplina e poucas crises.
Hábito 4 – Pense em vencer / vencer
Temos que pensar sempre em vencer, mas cabe a organização sustentar essa atitude disponibilizar recursos para que isso aconteça. Também é fundamental para o sucesso de todas as interações e abrange dimensões como caráter, passando para os relacionamentos, derivando para os acordos. Há espaço para todos, o sucesso de uma pessoa não se conquista com sacrifício ou exclusão da outra.
Hábito 5 – Procure compreender, depois ser compreendido
É muito importante escutar com a intenção de compreender. É necessário antes que os problemas apareçam, antes de avaliar e receitar compreender primeiro para depois expor nossas opiniões e ser compreendido.
Hábito 6 – Sinergizar
A sinergia acontece quando duas ou mais pessoas trabalham