serviço social nas ongs
Professor(a): Verônica Gonçalves Azeredo .
1º Período.
Serviço Social em ONGs
Introdução ao Serviço Social
Introdução ao Serviço Social
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução ao Serviço Social para obtenção de nota bimestral.
Professora: Verônica Gonçalves Azeredo.
Campos dos Goytacazes
2014
Serviço Social em ONGs
Terceiro Setor: o que é?
O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.
São exemplos desses tipos de organizações: Fundações, entidades beneficentes, fundos comunitários, entidades sem fins lucrativos, empresas com responsabilidade social, elite filantrópica, imprensa, ONGs, dentre outras.
Porém neste contexto, iremos nos ater à análise de apenas uma organização: as ONGs. A partir de uma análise crítica e dialética, o terceiro setor pode ser compreendido como um fenômeno funcional ao processo de reestruturação do capital e que está inserido nas contradições da sociedade capitalista contemporânea, representando interesses da classe dominante e, portanto, caracterizando-se como estratégia de consenso e hegemonia, uma vez que se caracteriza como um “um novo padrão para a função social de dar respostas às expressões da questão social” (MONTAÑO, 2003, p. 22), em que a comunidade/sociedade se responsabiliza pela questão social gerada pelas contradições entre as classes.
Destacamos a tendência atual de estabelecer identidade entre o terceiro setor e a sociedade civil. Para Iamamoto (2007, p. 204), dentro de um processo de despolitização crescente,