Serviço social em ongs
Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC inicia-se com a premissa de que a origem do progresso humano está na efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. Diante disso, resolvemos desenvolver a nossa pesquisa no segmento criança e adolescente buscando conhecer mais sobre a origem de seus direitos, bem como a atuação do terceiro setor e a atuação do assistente social em Organizações Não Governamentais-ONG’s.
O principal marco da evolução da concepção contemporânea de direitos humanos foi a aprovação, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos do Homem. De fato, não basta ao ser humano viver. É preciso que viva com dignidade, a salvo de toda forma de opressão e que tenha acesso aos bens da vida que lhe assegurem saúde, bem estar e o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Neste trabalho abordamos o contexto histórico dos direitos da criança e do adolescente desde o Brasil colonial, onde havia a escravidão infantil, passando pela roda dos expostos, código de menores, aos dias atuais do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a partir do qual crianças e adolescentes deixaram de ser considerados extensão de sua família, passando a ter direitos próprios, oponíveis, inclusive aos de seus pais ou de qualquer outra pessoa; essas garantias e outras mais estão no ECA, desde 1990 e sua plena efetivação se apresenta como um desafio para toda a sociedade brasileira que é chamada à responsabilidade para com suas crianças e adolescentes, no intuito da garantia da proteção integral.
Para fundamentação deste trabalho foi realizada pesquisa de campo no Centro Social Achilles Diniz Couto – CESADIC, com o objetivo de conhecer o desenvolvimento do Serviço Social na instituição.
No Primeiro capítulo abordou-se o contexto histórico da infância no Brasil; percebe-se que este segmento já vem ao longo da história enfrentado muitos desafios para consolidação de seus direitos. A escravidão infantil, a roda dos