654984

1182 palavras 5 páginas
Nomes: Dienison Z .Matielo, João V. rubenich
Turma: mecânica D
Curso: técnico em mecânica
Professor: Ademir

Metrologia

Data: 28/11/14.

Introdução

Neste trabalho iremos tratar sobre, Sistema de Tolerância, Afastamentos, Tolerância, Ajustes, Tolerância de posição e Forma e todos os seus sistemas.

Sistema de tolerância e ajustes ABNT/ISO

As tolerâncias não são escolhidas ao acaso. Em 1926, entidades internacionais organizaram um sistema normalizado que acabou sendo adotado no Brasil pela ABNT: o sistema de tolerâncias e ajustes ABNT/ISO (NBR 6158) sistema de tolerâncias e ajustes ABNT/ISO. O sistema ISO consiste num conjunto de princípios, regras e ta ISO belas que possibilita a escolha racional de tolerâncias e ajustes de modo a tornar mais econômica à produção de peças mecânicas intercambiáveis. Este sistema foi estudado, inicialmente, para a produção de peças mecânicas com até 500 mm de diâmetro; depois, foi ampliado para peças com até 3150 mm de diâmetro. Ele estabelece uma série de tolerâncias fundamentais que determinam a precisão da precisão peça, ou seja, a qualidade de trabalho, uma a qualidade de trabalho, exigência que varia de peça para peça, de uma máquina para outra. A norma brasileira prevê 18 qualidades de trabalho. Essas qualidades são 18 identificadas pelas letras: IT seguido de numerais. A cada uma delas corres- IT ponha um valor de tolerância.

Tolerância dimensional

As cotas indicadas no desenho técnico são chamadas de dimensões nominais. É impossível executar as peças com os valores nominais exatos dessas dimensões porque vários fatores interferem no processo de produção, tais como imperfeições dos instrumentos de medição e das máquinas, deformações do material e falhas do operador. Então, procura-se determinar desvios, desvios dentro dos quais a peça possa funcionar

Relacionados