SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Andrea Nascimento Menezes
Rita de Cássia dos Santos
SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE
Salvador
2014
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Andrea Nascimento Menezes
Rita de Cássia dos Santos
SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação da disciplina de Serviço Social na Área de Assistência e Comportamento do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob o acompanhamento da Profª Patrícia Pastori e do (a) tutor (a) Isadora Cardoso.
Salvador
2014
INTRODUÇÃO
O Sistema Único de Saúde (SUS) nasceu após a Constituição Federal de 1988, conhecida com “Constituição Cidadã”, determinar que seriaobrigação do Estado garantir a saúde a toda a população. Antes disso o Estado sóforneciaatendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras famílias só tinham acesso a estes serviços como um favor e não como um direito. Por issosurgiu à precisão da criação de um novo modelo de saúde que passou a ser denominado como SUS (Sistema Único de Saúde). Sua fundação foi realizada de uma forma gradual. Primeiro veio o SUDS ( Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde), depois a incorporação do INAMPS ( Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social) ao Ministério da Saúde e por fim a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990) fundou o SUS.
Com a criação do Sistema Único de Saúde contou com o acesso gratuito à saúde direito a todo cidadão. Até então, o padrão de atendimento era dividido em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum.A implantação do SUS uniu o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de diversos ministérios, e descentralizou sua gestão. Ela deixou de